Pular para o conteúdo principal

O PLANEJAMENTO DA EMPRESA

Neste período do ano, entre os meses de setembro e novembro, as empresas, não importa o tamanho, estão envolvidas no planejamento para o ano seguinte.
O planejamento é fase importante para qualquer atividade. Para as empresas, além de essencial, é uma questão de sobrevivência. Sem planejamento ela pode chegar a algum lugar, pode alcançar objetivos, bater metas e não saberá as razões do seu sucesso. Planejamento permite ter previsibilidade e corrigir rumos ao longo do caminho.
O Brasil é um país reconhecidamente empreendedor. No relatório de 2006 do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil ocupou pelo segundo ano consecutivo, o sétimo lugar entre os trinta e sete países pesquisados. São treze milhões de novos empreendedores nos últimos três anos, sendo que os primeiros quatro anos são críticos em relação futuro e o maior índice de insucesso ainda se concentra nos dois primeiros anos de funcionamento.
Segundo ainda o GEM, a decisão de empreender não está claramente definida, uma vez que diferença entre aqueles que investem em um negócio próprio por necessidade ou por oportunidade é muito pequena, mostrando assim, uma força e uma fragilidade do empreendedorismo brasileiro. As mulheres brasileiras são as sextas mais empreendedoras e o ramo preferido é alimentação, seguido de vestuário e confecções.
A experiência profissional anterior é a principal fonte de conhecimento e aprendizado da atividade empresarial. A maior parte destes empreendedores também declara desconhecer as instituições de apoio ao desenvolvimento de novos negócios.
A decisão de abrir um negócio próprio, seja por necessidade (desemprego), seja por oportunidade (percepção de um nicho de mercado), remete o empreendedor para uma das etapas mais importantes do projeto. Neste momento recomenda-se levantar e analisar todas as informações possíveis para a elaboração do seu Plano de Negócio, condensando todas as ações relativas ao empreendimento. O planejamento detalhado, contemplando aspectos como a empresa, análise estratégica, produtos e/ou serviços, plano de marketing/vendas e plano financeiro, permite ao futuro empresário, visualizar de forma objetiva, as reais possibilidades de sucesso.
Segundo Peter Drucker, a empresa deve ser pensada de fora para dentro. Lá fora (no mercado) onde a empresa irá atuar, competindo com as já existentes, com os possíveis novos negócios, atender necessidades dos clientes e exigências dos grupos de interesse (stakeholders), está também as respostas para o planejamento. Não por acaso, passamos por ciclos de evolução empresarial que priorizam o cliente e o mercado.
Uma outra forma de fazer esta análise é olhar a empresa de dentro para fora, identificando quais as vantagens competitivas podem ser identificadas, estabelecendo o posicionamento estratégico, definindo quais atividades a empresa vai desempenhar e como estas atividades estarão relacionadas entre si.
Há uma conjunção de fatores que contribuem para que as empresas, seja no início de sua atividade ou em pleno funcionamento, tenham todas as chances de darem certo e tornarem-se motivo de alegria para os empreendedores. Mas, é preciso que não desprezem o planejamento dos seus negócios. É com um bom Plano de Negócios na mão, para aqueles que estão começando ou um Planejamento Estratégico para aqueles que já estão atuando, que o mercado irá reconhecer o surgimento o a existência de um potencial negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Todos nós já ouvimos, em momentos diferentes, que o cliente é o rei. Parece, também, que tendemos a concordar e não buscar a discussão desse ponto tão importante para as empresas. Se o cliente deve ser tratado de forma tão especial, faz-se necessário que estes contatos sejam geridos, trazendo para ambos, cliente e empresa, a satisfação plena neste relacionamento. Este consumidor tem necessidades muito específicas e as empresas têm criado mais produtos e serviços, buscando atender estas necessidades. A cada dia, este consumidor toma mais consciência da sua importância como poder de compra. Pode-se afirmar que o valor da empresa a longo prazo é fortemente influenciado pelo valor do relacionamento desta com seus clientes. Grande parte das empresas atua com foco no produto. Seu planejamento é feito de dentro para fora, através do marketing tradicional. Vivemos uma época de transição em que, de uma maneira estruturada ou não, há uma migração das vendas transacionais para a...

MISSÃO DA PROPAGANDA

Muito se ouve e se fala a respeito de propaganda. É uma área instigante que, invariavelmente, nos achamos aptos a opinar. Adoramos umas e repudiamos umas tantas outras... pelos nossos motivos. Mas, nos cabe provocar: Qual é a missão da propaganda? Para quê e por quê as empresas fazem propaganda? A propaganda, estrategicamente, tem três compromissos com um produto ou com um serviço, que são: Comunicar a existência desse produto ou serviço -> BRAND AWARENESS Aumentar o nível de lembrança sobre a mensagem publicitária -> RECALL Levar a experimentação -> TRIAL Com isto, a propaganda contribue para a formação do SHARE OF MIND, ou seja, o grau de presença de uma marca na mente do consumidor. A conquista de mercado (SHARE OF MARKET) virá com a utilização integral e planejada de todo o composto de marketing (MARKETING MIX), ativando as etapas seguintes à experimentação (TRIAL), ou seja, ADOÇÃO, FIDELIZAÇÃO e LEALDADE.

O QUE É MARKETING?

Talvez fosse mais fácil perguntar o que não é marketing. Diante de tudo que vemos, lemos ou assistimos nos mais diversos veículos de comunicação, responder o que é marketing não é uma tarefa das mais simples. Qualquer propaganda exibida através de qualquer meio é uma peça de marketing. Mas, estará atingindo os objetivos de marketing da empresa? Para ser útil ao negócio, o marketing deverá gerar resultados. Que resultados são estes? A propaganda está alinhada a cultura, identidade, produtos e serviços da empresa? Há uma visão estratégica permeando as ações de marketing? Como podemos perceber, marketing não é só propaganda. Marketing é ciência e como tal necessita de conhecimento abrangente do negócio da empresa, das variáveis econômicas, financeiras, mercadológicas, políticas e sociais que a envolvem. Vamos então fazer um desafio. Gostaria de conhecer a visão de marketing de vocês. Não aquele conceito fechado, acadêmico das obras dos gurus de marketing. Gostaria de conhecer o seu entend...