Muito se ouve e se fala a respeito de propaganda. É uma área instigante que, invariavelmente, nos achamos aptos a opinar. Adoramos umas e repudiamos umas tantas outras... pelos nossos motivos.
Mas, nos cabe provocar: Qual é a missão da propaganda? Para quê e por quê as empresas fazem propaganda?
A propaganda, estrategicamente, tem três compromissos com um produto ou com um serviço, que são:
Mas, nos cabe provocar: Qual é a missão da propaganda? Para quê e por quê as empresas fazem propaganda?
A propaganda, estrategicamente, tem três compromissos com um produto ou com um serviço, que são:
- Comunicar a existência desse produto ou serviço -> BRAND AWARENESS
- Aumentar o nível de lembrança sobre a mensagem publicitária -> RECALL
- Levar a experimentação -> TRIAL
Com isto, a propaganda contribue para a formação do SHARE OF MIND, ou seja, o grau de presença de uma marca na mente do consumidor.
A conquista de mercado (SHARE OF MARKET) virá com a utilização integral e planejada de todo o composto de marketing (MARKETING MIX), ativando as etapas seguintes à experimentação (TRIAL), ou seja, ADOÇÃO, FIDELIZAÇÃO e LEALDADE.
Comentários