Talvez fosse mais fácil perguntar o que não é marketing. Diante de tudo que vemos, lemos ou assistimos nos mais diversos veículos de comunicação, responder o que é marketing não é uma tarefa das mais simples.
Qualquer propaganda exibida através de qualquer meio é uma peça de marketing. Mas, estará atingindo os objetivos de marketing da empresa? Para ser útil ao negócio, o marketing deverá gerar resultados. Que resultados são estes? A propaganda está alinhada a cultura, identidade, produtos e serviços da empresa? Há uma visão estratégica permeando as ações de marketing?
Como podemos perceber, marketing não é só propaganda. Marketing é ciência e como tal necessita de conhecimento abrangente do negócio da empresa, das variáveis econômicas, financeiras, mercadológicas, políticas e sociais que a envolvem.
Vamos então fazer um desafio. Gostaria de conhecer a visão de marketing de vocês. Não aquele conceito fechado, acadêmico das obras dos gurus de marketing. Gostaria de conhecer o seu entendimento, comparando o conceito e a realidade encontrada nas nossas práticas de marketing.
Vamos lá! Aguardo vocês!
Qualquer propaganda exibida através de qualquer meio é uma peça de marketing. Mas, estará atingindo os objetivos de marketing da empresa? Para ser útil ao negócio, o marketing deverá gerar resultados. Que resultados são estes? A propaganda está alinhada a cultura, identidade, produtos e serviços da empresa? Há uma visão estratégica permeando as ações de marketing?
Como podemos perceber, marketing não é só propaganda. Marketing é ciência e como tal necessita de conhecimento abrangente do negócio da empresa, das variáveis econômicas, financeiras, mercadológicas, políticas e sociais que a envolvem.
Vamos então fazer um desafio. Gostaria de conhecer a visão de marketing de vocês. Não aquele conceito fechado, acadêmico das obras dos gurus de marketing. Gostaria de conhecer o seu entendimento, comparando o conceito e a realidade encontrada nas nossas práticas de marketing.
Vamos lá! Aguardo vocês!
Comentários
Zé Firmo Neto